segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

REALIDADE DA MINHA ESCOLA...

FORMAÇÃO AUTO-AVALIAÇÃO BIBLIOTECAS
Tarefa 2
A integração do processo de auto-avaliação no contexto da escola é crucial.
A ausência de práticas de avaliação e também de uso estratégico da informação recolhida no processo de planificação e de melhoria tem estado igualmente ausente das práticas de muitas bibliotecas.
Integrar o processo de auto-avaliação no processo de avaliação interna e externa da escola requer, também, envolvimento e compromisso da escola/ órgão de gestão e uma liderança forte da parte do coordenador.
1 – Faça uma análise à realidade da sua escola e à capacidade de resposta ao processo e identifique os factores que considera inibidores do mesmo.
O Centro de Recursos da Escola EB 2,3 MESTRE DOMINGOS SARAIVA é uma peça da “máquina” educativa do estabelecimento de ensino em primeiro lugar e do Agrupamento em segundo. Peça determinante e com grande influência na Gestão dos Recursos ( humanos e materiais) com enormes preocupações ao nível da QUALIDADE:






Dado que se trata de um projecto, que foi construído como tal, ou seja respeitou as normas de elaboração, obviamente incluiu uma permanente e constante avaliação.
Durante alguns anos não existiram orientações nem referências nesta área para o trabalho desenvolvido no CR. Daí termos criado internamente desde 2002 aquilo que designámos como CQQ (Comissão de Controlo de Qualidade).
Esta Comissão, onde estavam representados os diferentes actores da comunidade escolar reunia regularmente para analisar quer os resultados dos inquéritos e elaborar a sua apresentação ao Conselho Pedagógico, quer o retorno que daí voltava com as respectivas indicações.
A CCQ actuou em vários campos e também ao nível da BE/CR pelo que a título de exemplo gostaríamos de salientar dois ou três campos que sofreram alterações resultantes dessa auto-avaliação:
- aquisição de materiais;
- alterações de horário;
-desenvolvimento de actividades.
Como se pode observar campos decisivos para o projecto a desenvolver.

Vejamos um extracto de um dos relatórios enviados ao Conselho Pedagógico que visava essencialmente o horário, a utilização e o grau de satisfação:

“...
12. Avaliação da Comissão de Controlo de Qualidade
Comissão de Controlo de Qualidade GQ/003.0
Centro de Recursos

113 Utilizadores inquiridos ( Docentes e Alunos)

Horário
57% concorda com o estabelecido
40% propõe alargamento

Utilização
(Alunos) - 56% estudam e lêem
64% estudam, lêem e utilizam materiais para entretenimento ( net e jogos)
(Docentes) – Consulta Internet 52%,
Pesquisa Bibliográfica 62%,
Requisição de materiais 76%


Grau de Satisfação do Sector -
75% Bastante satisfeitos ( Corpo Docente 81%)
20% Não satisfeitos:
Espaço limitado em alguns sectores
Horário
Alguns serviços pagos.

A CCQ propõe a revisão do horário, sobretudo a utilização do período da hora de almoço também.”

Desta intervenção resultou a entrada de mais um Assistente Operacional para o CR e o consequente alargamento do horário.
O Agrupamento de Escolas do Algueirão / MDS está de momento organizado para dar continuidade ao processo integrando o novo modelo de auto-avaliação.

2 – Delineie um plano de acção que contemple o conjunto de medidas necessárias à alteração da situação e à sua consecução com sucesso.
Resultante do atrás exposto, as alterações a produzir vão no sentido de integrar e adoptar o novo modelo e dar continuidade ao trabalho. Provavelmente o plano de acção seguirá os seguintes procedimentos:
0. Formação específica do Professor Bibliotecário.
1. Apresentação à comunidade escolar do projecto de intenções em acção de formação/informação de 1 dia.
2. Integração do Professor Bibliotecário na Equipa de Autoavaliação do Agrupamento.
3. Constituição da Equipa de Autoavaliação específica do Centro de Recursos.
4. Elaboração do quadro de procedimentos.
5. Calendarização de actividades.
6. Publicação e discussão dos resultados em acção de formação/informação de 1 dia.

Procedimentos
PLANEAMENTO
0 Outubro a Dezembro de 2009
1 Janeiro de 2010
2 Ao longo do ano lectivo
3 Janeiro de 2010
4 Outubro a Dezembro de 2009
5 Março a Maio 2010
6 Junho 2010

Carlos Alberto Ferrão Garcia
16.11.2009

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