segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte I)

b)
Escolha no Domínio/Subdomínio seleccionado dois Indicadores, um que considere de Processo e outro que considere de Impacto/Outcome, e analise-os detalhadamente.
Indicador de Processo:
C.1.2 – Dinamização de actividades livres, de carácter lúdico e cultural na escola/agrupamento.

Parece-me ser um indicador de processo pois abrange uma área de actividades e serviços.
Penso que será uma área importante quando pretendemos uma Biblioteca interventiva, colaborativa e atractiva para toda a comunidade escolar. Este indicador passa muito actualmente sobretudo por parcerias regulares com os diferentes Departamentos, mas também com os diferentes órgãos e membros da comunidade educativa. Os pais e familiares podem ser aqui uns parceiros importantes, as bibliotecas municipais também e obviamente os outros órgãos da escola (direcção, pedagógico, conselho geral). Mas na comunidade educativa ainda poderemos encontrar parceiros muito importantes, como por exemplo, associações culturais, desportivas, artísticas. O horário alargado da biblioteca é um factor a considerar. Penso que as parcerias são importantes, porque os alunos actualmente têm no seu horário muito poucos ou quase nenhuns tempos livres. Longe vão os tempos em que por não haver aulas os alunos iam para a biblioteca sem orientação. Agora de uma forma geral os alunos estão sempre enquadrados pelo que a dinamização de actividades passará sempre por projectos a levar a efeito com alguém.Com as diferentes disciplinas, com o estudo acompanhado, com as aulas de substituição. Por exemplo o PNL é na minha escola trabalhado preferencialmente no estudo acompanhado e tem um sucesso extraordinário. As comemorações de datas estão a ser trabalhadas com as diferentes disciplinas. Em complemento a biblioteca organiza para os intervalos lectivos um torneio de Xadrez e promove torneios de Jogos Pedagógico-Didácticos, como o Jogo do 24 por exemplo. Ou seja os alunos acabam por encontrar na biblioteca um conjunto de propostas de actividades que valorizam e contribuem para o seu processo educativo. Boas parcerias, boa comunicação, e sobretudo boa informação geral para a comunidade educativa são aqui também determinantes.


Indicador de Impacto:
C.1.3 – Apoio à utilização autónoma e voluntária da BE como espaço de lazer e livre fruição dos recursos

Escolhi este indicador, pois parece-me ser de grande benefício para os utilizadores. Ainda assim e na sequência do atrás citado os alunos vão procurar apoio para trabalhos que têm de realizar e sempre utilizam os recursos, se existirem, muitas vezes como actividades de lazer. Torna-se importante referir neste indicador três pontos fundamentais: 1- O Regimento Interno / Regulamento de utilização. Documento que deverá ser do conhecimento de toda a comunidade escolar. Documento a ser trabalhado no inicio do ano lectivo e que deverá estar sempre disponível. 2- Identificação do espaço, meios e materiais. Clareza nas identificações, facilidade de movimentação, controlo total de toda a utilização. 3- Guia do Utilizador da biblioteca. Documento que pode ser trabalhado com os departamentos de línguas ou estudos sociais e que deverá depois também ser trabalhado nas diversas áreas e disciplinas do plano curricular. Para que tudo isto decorra de uma forma estável e formativa é muito importante que os Assistentes Operacionais destacados no sector possuam formação adequada, bem como em alguns casos os professores que também trabalham a tempo inteiro nas bibliotecas. Rigor, exigência, clareza na intervenção, intervenção pedagógica adequada ( um aluno do 5ºano não pode ter a mesma abordagem que um aluno do 9ºano) são questões muito importantes a ter em conta. A juntar a tudo isto acrescento ainda responsabilização. Os recursos de uma biblioteca são actualmente muito caros pelo que o sentido de responsabilização dos utilizadores deverá estar sempre em primeiro lugar. Outro ponto a considerar é também o mobiliário específico. A utilização da biblioteca como espaço de lazer exige mobiliário confortável e adaptado à actividade. Algumas bibliotecas têm fortes lacunas neste ponto. Se o espaço para ler um livro não for apelativo o aluno só lá vai quando é obrigado a tal. E falando em espaço, todos sabemos as recomendações oficiais, mas a realidade é que muitas vezes as bibliotecas crescem em recursos e os espaços não. Actualmente sinto isso na minha biblioteca. Temos mais recursos informáticos, as prateleiras de livros estão a crescer, temos mais recursos tecnológicos (jogos, dvds) mas o espaço físico continua a ser o mesmo. Ainda estamos bem, mas não faltará muito para não cabermos. Estamos a chegar aos 8000 títulos em todos os formatos. Gostaria ainda de referir que neste indicador considero também importante um trabalho que vamos fazendo com as Artes Visuais que tem a ver com a Identidade Corporativa, ou seja a identificação uniforme e fácil de espaços e recursos e a valorização do espaço físico, com a criação de ambientes acolhedores.

c)

Estabeleça um Plano de Avaliação em profundidade daqueles dois Indicadores:
(a desenvolver na biblioteca da escola sede EB 2,3)

8 SEMANAS DE TRABALHO – 10 PASSOS

1ªFase

Constituição do Grupo de Trabalho que irá desenvolver o processo (Professor Bibliotecário, Assistente Operacional, Professor da Equipa, Representante dos Encarregados de Educação). Constituição de um sub-grupo de trabalho para tratamento e apresentação dos dados recolhidos (Professor Bibliotecário, Docente de matemática).

2ªFase

Definição nos indicadores dos factores críticos de sucesso e evidências.
Construção de documento de apresentação a levar à Direcção e Conselho Pedagógico / Departamentos. Informação geral dos procedimentos a levar a efeito, bem como definição de calendarização.

3ªFase

Construção do inquérito de recolha de informação.

4ªFase

Selecção de população alvo e informação junto da mesma dos procedimentos.

5ªFase

Recolha de dados.

6ªFase

Tratamento dos Dados e elaboração do documento de apresentação final.

7ªFase

Apresentação dos resultados em Conselho Pedagógico e recolha de opiniões de melhoria.

8ªFase

Apresentação de toda a documentação no Conselho Geral

9ªFase

Publicação na webpage do Agrupamento.

10ªFase

Renovação de todo o processo na perspectiva da continuidade do mesmo.


A ter em conta:

C.1. Actividades Livres, Extra-Curriculares e de Enriquecimento Curricular

QA3 – Questionário aos alunos Data: _____/_____/_____


1. Identificação: M  F 

2. Frequento o seguinte ano escolaridade:
1º  2º  3º  4º  5º  6º  7º  8º  9º  10º  11º  12º 

3. Com que frequência costumas usar a BE fora do período de aulas?
3.1. Todos os dias 
3.2. Uma ou duas vezes por semana 
3.3. Uma ou duas vezes por mês 
3.4. Uma ou duas vezes durante cada período 
3.5. Muito raramente e de forma e irregular 
3.6. Nunca

Se respondeste Nunca, indica o motivo e termina aqui a tua participação neste Questionário:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Com que objectivos mais utilizas a biblioteca fora do período de aulas?
(podes assinalar uma ou várias hipóteses)

4.1. Requisitar livros ou outros materiais para casa 
4.2. Ler o que me apetece 
4.3. Jogar 
4.4. Ver um filme 
4.5. Ouvir música 
4.6. Utilizar a Internet 
4.7. Conviver/Conversar com outros colegas 
4.8. Estudar ou realizar trabalhos 
4.9. Fazer os trabalhos de casa 
4.10. Participar em Actividades Extra Curriculares: Clubes, Projectos, etc 
4.11. Ter as Actividades de Enriquecimento Curricular (1º CEB): Apoio ao Estudo, Música, Inglês, Expressões, etc 
4.12. Outro: …………………………………………………………………………….. 
5.Qual a tua opinião geral sobre as actividades culturais dinamizadas pela BE? (Exposições, Espectáculos, Palestras, Debates, Sessões de Poesia, Teatro, Concursos, Celebração de Efemérides, Ciclos de Cinema, etc.)

5.1. São numerosas, diversificadas e interessantes 
5.2. São numerosas e diversificadas mas pouco interessantes 
5.3. São interessantes, mas raras e pouco variadas 
5.4. São raras, pouco variadas e desinteressantes 
5.5 Geralmente não tenho conhecimento das actividades da BE 

5. Quais são as tuas opiniões sobre a BE?

6.1 Consideras o horário da BE adequado aos teus interesses e necessidades? Sim Não
6.2 Achas que o espaço da BE é agradável e atractivo para os alunos?  
6.3 Achas que o ambiente da BE é calmo e favorável à utilização ao mesmo
tempo por vários alunos e grupos em actividades diferentes?  
6.4 Achas que é fácil encontrar os documentos de que precisas na BE?  
6.5 Achas que os livros da BE são actuais e de acordo com os teus interesses?  
6.6 Gostas dos CDs, DVDs e Jogos que a BE põe ao teu dispor para aí ocupares
os teus tempos livres ou requisitares para casa?  
6.7. Consideras que os computadores da BE são em número suficiente?  

7. Participas em algum Clube, Projecto ou Actividade Extra Curricular relacionada com a BE? (Jornal, Clube de Rádio, Clube de Fotografia, Oficina de Escrita Criativa, Clube de Leitura, Núcleo de “Amigos da Biblioteca”/Monitores, etc.)
Sim  Qual?_____________________________ Não 

8. Consideras que a BE contribui para desenvolver a boa convivência, o espírito de iniciativa e de entre-ajuda e a auto-confiança dos alunos?
Nada  Um pouco  Muito 


9. Completa as frases:

5.1. A BE seria melhor se __________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.2. Usaria mais a BE se __________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.3. A melhor coisa da BE é __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário